Livros

Seguidores

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Complexidade Ambiental e Interdisciplinaridade


Complexidade Ambiental e Interdisciplinaridade

 

            O termo/palavra complexidade por si só já é complexo, pois seu significado abrange diferentes formatos. Pode significar muitos elementos ou partes ou ainda, observável por diferentes aspectos e também pode ser utilizada para pontuar confusão ou complicação, tudo depende da ótica ou situação a ser analisada.

            Em Educação Ambiental, este termo vem sendo utilizado para definir situações onde vários elementos estão envolvidos de forma integrada e podem ser analisados separadamente (reducionista) ou na sua totalidade (holísta).

            No texto “Complexidade uma palavra com muitos sentidos” a autora Aline Viégas, ao fazer uma analise mais profunda dos discursos em educação ambiental, reconhece a palavra complexidade como negação da compreensão da realidade e suas problemáticas de forma simplificada. Reconhece também, que muitas vezes, a palavra complexidade é utilizada sem o devido sentido, ou ainda como forma de explicar uma visão reducionista ou holísta.

            A autora cita ainda, o paradigma da simplificação (redução/separação) intitulado por Edgar Morim (1997a), onde a expressão complexidade pode ser reconhecida como a negação da possibilidade de explicação/compreensão dos problemas sócio-ambientais separadamente, e nos incentiva a ter um olhar além do reducionista ou holísta, pois este posicionamento de negação ao reducionismo vem sendo defendido pela Educação Ambiental Holística, em seus discursos, há algum tempo. Estas duas linhas de pensamento são mutilantes, a primeira mutila a visão do todo em prol das partes e a segunda mutila a visão das partes em prol do todo.

            Segundo a autora, os desafios de ir além dos pensamentos que norteiam a Educação Ambiental são grandes, pois nossa herança de aprendizado se baseia no reducionismo, aprendemos e ensinamos separando.

            E a interdisciplinaridade?

            A interdisciplinaridade veio somar forças na busca do conhecimento e da resolução de problemas.

            Em Educação Ambiental a interdisciplinaridade se faz presente e necessária no momento em que agrega as várias áreas do conhecimento em prol de um objetivo, seja ele sócio-ambiental, sócio-educativo, político-pedagógico ou ainda, simplesmente, a transferência da herança cultural, muitas vezes esquecida na hora do debate.

            A interdisciplinaridade vai além da interação entre disciplinas, envolve no seu contexto a participação do poder público, instituições, organizações não governamentais e outros grupos sociais dialogando num sistema que gere análise, síntese e muitas vezes discordância, mas que ao mesmo tempo possam apontar novos caminhos, novos saberes em busca de soluções.

            Por tanto, a complexidade ambiental associada à interdisciplinaridade é um processo evolutivo que caminha para a construção de novas metodologias aplicáveis nas pesquisas científicas e pedagógicas.

              Nas atividades educacionais e, nos trabalhos pedagógicos em sala de aula, pode e deve ser incluída a Educação Ambiental, como parte integrante de conteúdos programáticos, mesmo que na forma de exemplificação destes conteúdos, contextualizando a problemática ambiental, nos seus diversos aspéctos e, desta forma, chamando a atenção dos educandos para o meio ambiente e seus problemas.

Elma Cristina Alano de Azevedo Acosta
              Educadora Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário